Ubuntu 14.04 é a primeira versão pronta comercialmente para tablet

Ubuntu tablet, desktop e servidor. Convergência!

A Canonical lançou o Ubuntu 14.04, um long term support (lts) para desktops e servidores e uma atualização das versões para telefone e tablet.

ubuntu tablet

Ubuntu Tablet pronto?

A Canonical quer criar um único sistema operacional que pode ser instalado em desktops, telefones e tablets, com uma interface diferente para cada dispositivo.

Essa convergência não foi concluída ainda, então com 14.04 (codinome “trusty tahr”) são downloads separados para as edições móveis. “Uma convergência completa significa que o mesmo código para sistemas operacionais e aplicativos será executado em todos os tipos de dispositivos, de telefones a tablets a desktops, e até mesmo os dois dispositivos menores e maiores”, disse o VP de Engenharia Rick Spencer.

Não há nenhuma palavra ainda sobre instalar em variados dispositivos tablets, mas os usuários curiosos podem instalar o código no Nexus 10 e a versão 2013 no Nexus 7. Os primeiros telefones disponíveis no mercado pré-instalados com o Ubuntu estão vindo da BQ da Espanha e pela Meizu na China ainda este ano.

“Embora ambas as empresas só têm vendido em alguns poucos mercados com os seus atuais modelos – BQ focada na Europa e a Meizu na China, Hong Kong, Israel e Rússia – os dispositivos do Ubuntu estarão disponíveis globalmente apenas quando comprados on-line”, em anúncio feito em fevereiro passado.

O código do tablet lançado “é uma versão 1.0 com a funcionalidade básica, incluindo scopes, aplicações e side stage”; no entanto, esta não é uma versão lts, e, de fato, os usuários que instalam esta versão receberão atualizações frequentes como o desenvolvimento contínuo.

E você pode encontrar tablets e eletrônicos em promoção no Códigos Desconto, um site com a maior base de cupons de desconto das lojas mais acessadas no mercado on-line.

O Ubuntu tablet é muito útil, mas está dirigido a entusiastas e desenvolvedores.