Facilidades que o Ubuntu oferece para programadores

Algumas facilidades que o Ubuntu oferece para programadores

Algo que está em crescimento constante é o mercado de desenvolvimento web, desde criações de simples sites até complexos sistemas de gerenciamento e gestão, com isso a necessidade de profissionais capacitados é fundamental para que o ritmo não se quebre, e sempre sai nos noticiários como o mercado está remunerando bem. Ou seja, se você tem interesse de ingressar nessa área, saiba quais são as vantagens que o Ubuntu ou qualquer outro sistema Linux podem oferecer.

Unity te poupa MUITO tempo

Facilidades que o Ubuntu oferece para programadores

Realizar ações através do teclado o torna mais produtivo. Imaginemos a seguinte situação: Estou procurando uma pasta no qual estão os arquivos do meu trabalho de faculdade, porém como temos diversas pastas dentro de pastas, passamos aproximadamente de 10 a 20 segundos procurando com o mouse clicando (Home -> Documentos -> Trabalhos -> Faculdade -> TCC -> Projetos -> Site -> index.html). Pode parecer ridículo, mas pare e pense quantas vezes já aconteceu isso? Claro que também podemos pensar em deixar a pasta em um lugar mais simples como na Área de trabalho por exemplo, mas deixando exposta podem outras pessoas modificar ou deletar seus arquivos importantes.

O sistema de busca do Unity é poderosos, através do ‘Command‘ do teclado ele abre rapidamente, e digitando apenas palavras chave já encontramos diversos arquivos, poupando tempo precioso.

Conhecer os atalhos e comandos do terminal é fundamental

Existem alguns comandos simples que fazem uma enorme mágica quando navegamos por pastas. Vejamos alguns:

  • Cd: Entra na pasta selecionada. | cd ~: Volta a pasta raiz. | cd ../: Volta a pasta anterior.
  • Ls: Lista os arquivos da pasta em que se encontra.
  • cat: Mostra o conteúdo do arquivo.
  • Mkdir: Cria uma nova pasta.

Temos diversos outros, mas considero esses fundamentais. Imagine você toda hora que quer criar uma nova pasta tem que clicar com o botão direito do mouse e selecionar a opção de criação? Se ao invés disso fizesse ‘mkdir projetos‘ e pronto. Fácil não?

Estabilidade, velocidade e ferramentas = facilidades

Existem diversas ferramentas gratuitas excelentes, veja por exemplo a quantidade de editores e IDE’S que temos, basta entrar na central de programas e ir na categoria ferramentas do desenvolvedor: Geany, Bluefish, Eclipse, Ninja IDE, Sublime Text, Eric IDE, Vim, entre outros. Em sua grande maioria estáveis, rápidas, maleáveis, com diversos plugins que turbinam o processo. Além disso há diversos outros projetos open source que vão agregando gradativamente durante o desenvolvimento.

Se tem conhecimento sobre programação, existe os testes, e quando rodados em sistemas Linux é muito mais rápido do que no Windows por exemplo. E se tem diversos projetos que não podem se misturar, trabalhar com Virtual Machine junto com Vagrant é excelente no Linux.

Estes são alguns exemplos. Diga nos comentários outras facilidades que encontra diariamente em seu processo de desenvolvimento.