Por que instalar Ubuntu via Wubi não vale mais a pena

Por que instalar Ubuntu via Wubi não vale mais a pena

Há algum tempo atrás escrevi um post falando das vantagens que o Wubi apresenta para quem deseja iniciar no mundo do Ubuntu, novos usuários vindos do Windows, porém uma notícia recente vinda do OMG Ubuntu fez com que eu revesse alguns conceitos e explicar porque ele não vale mais a pena, e se pensar bem, nunca valeu.

Wubi

O intuito principal é fornecer uma instalação Ubuntu de forma simples e fácil, tendo a facilidade de desinstalar facilmente, assim como qualquer outro programa, bastando apenas abrir o aplicativo e apertar no botão. Confesso que minha iniciação no Linux veio a partir dele e estava muito satisfeito, mas nem tudo é perfeito.

A instalação que é feita não apresenta todo o potencial do sistema, tendo um desempenho inferior, isso tem fundamento se pensarmos da seguinte forma: se através do Wubi a instalação fica em um modo isolado dentro do próprio Windows, quando formos acessar seus dados, a velocidade de processamento não será igual como se fosse diretamente ao disco rígido, como na própria Wikipédia explica.

E também houve relatos de usuários informando perda de dados e arquivos, além de problemas ao logarem em suas máquinas. É muito mais conveniente que seja criado uma máquina virtual e seja feito a instalação por lá, até porque o intuito disto são testes e experiências. E se caso desejar utilizar o sistema, facilmente encontrará diversas formas simples de instalação, que em momento algum irão comprometer o sistema atual.

Sem o Wubi, e agora?

Wubi ainda permanece com uma ideia muito bacana, porém a Canonical deve repensar outras formas de poder incentivar novos usuários como, por exemplo, o Tour dentro do site, que por sinal é algo muito legal, dá uma ideia satisfatória de como é o Ubuntu.

O que você achou dessa atitude? Realmente o Wubi deve acabar ou ele ainda tem um forte propósito a ser seguido?