O que você ganha usando uma distribuição Linux?

É natural qualquer usuário Linux comparar os sistemas operacionais disponíveis no mercado, principalmente entre Windows, Ubuntu e Mac Os, sendo que naturalmente todos tem suas vantagens e desvantagens que os tornam tão distintos entre si, mas o que realmente ganhamos quando utilizamos uma distribuição Linux?

Você se torna uma pessoa livre.

Infelizmente grande parte dos bons programas são pagos, é natural pois os desenvolvedores e a empresa devem ganhar pelo trabalho desenvolvido em seu produto, mas em sistemas open source tem a filosofia de distribuições gratuitas, então existem programas semelhantes aos proprietários com qualidade igual ou superior, fazendo uma enorme diferença no seu bolso, eliminando a dependência financeira dos programas pagos.

Você adquire um conhecimento mais profundo sobre computação naturalmente.

O Ubuntu é um sistema sensacional em questão de personalização, podemos deixar exatamente da forma que desejamos, seja em desempenho, segurança ou aplicativos, mas para isso é necessário ser curioso e ter gosto por aprender, então de pouco a pouco você acaba aprendendo diversas coisas interessantes que agregam e muito seus conhecimentos sobre computadores, aprendendo um pouco de programação, navegação através de comandos via terminal, conhece novas pessoas devido a grupos de estudo ou fóruns, além de conhecer outras alternativas aos programas tradicionais, tais como editores de vídeo, fotos ou áudio.

Se torna uma pessoa mais produtiva.

Algo que é muito legal são diversas áreas de trabalho separadas, por exemplo, em uma área você utiliza para criar seus trabalhos do emprego, em outra área pode estar assistindo vídeos de humor, sem interferir em sua concentração. Além do Unity que é muito bom para procurar arquivos, é muito melhor digitar o nome do arquivo ou pasta na aba, ao invés de ficar clicando freneticamente procurando seus arquivos. As vezes temos tantos documentos e pastas que acabamos esquecendo aonde deixamos, o sistema de procura de arquivos do Windows é ruim, demora e é confuso, nesse quesito o Unity larga disparado.

É óbvio que existem milhares de outros pontos em que uma distribuição Linux se destaca, essas são algumas que são muito importantes para quem deseja experimentar, diga nos comentários quais são outros pontos que o fizeram e fazer indicar um sistema Linux para outras pessoas.