Conheça o Ubuntu WebApps

O Ubuntu WebApps é um novo “feature” que virá na próxima versão já integrado. Mas podemos usar já no 12.04.

Esta tecnologia permite integrar websites a interface Unity e ainda deixa você interagir diretamente via desktop.

Quando habilitado você pode visitar sites como Gmail, Facebook ou Twitter, integrando-os ao Unity.

Essa integração inclui notificações nativas de aplicativos web na área de trabalho, ser capaz de controlar música através do menu de som do próprio Ubuntu e acessar serviços web através do alternador de aplicativos, Dash e interface HUD do Unity. O Unity também possui um gerenciador de credenciais para armazenar detalhes de contas e registros de autenticação para serviços web.

Suporte para aplicativos web está especificamente construído para o aplicativo em questão. Serviços de email, como o Gmail, devem usar o próprio sistema de notificação do Ubuntu para avisar o usuário da chegada de novos emails, já serviços de rede social, como o Twitter, serão integrados ao menu de mensagens para permitir que usuários não apenas recebam notificações de mensagens enviadas para eles, mas também possam compor novas mensagens dentro da área de trabalho. Um site de música, como o Last.fm, é integrado ao menu de som do Ubuntu, que permite que os usuários controlem a reprodução do aplicativo web, mesmo quando a janela do navegador estiver minimizada; similar aos controles de reprodução que já existem para Youtube. O Google Docs se integra com o Dash e menu HUD do Unity permitindo que usuários busquem por documentos e acessem os menus do aplicativo web diretamente do ambiente Unity.

De acordo com uma entrada no blog feito pelo Ubuntu Community Manager Jono Bacon, criar suporte para novos serviços é relativamente fácil — a Canonical deve divulgar detalhes sobre como fazer isso em breve. De acordo com Bacon, implementar suporte para um serviço web não requer nenhuma modificação do aplicativo web, assim é seguro assumir que todo o trabalho está sendo realizado dentro da infraestrutura do Unity e que o recurso apenas extrai informação do site. O problema dessa solução, que não depende da API oficial do aplicativo web, surge quando o serviço em questão muda a forma com que implementa o recurso. Nesse caso, a integração do Ubuntu pode quebrar e exigir uma atualização para fazê-lo funcionar novamente. Presumivelmente o Ubuntu usa APIs oficiais sempre que possível, como é o caso com sua integração com o Twitter, que usa a API do serviço através de seu cliente Gwibber embutido no Ubuntu.

O Ubuntu Web Apps será lançado juntamente com o Ubuntu 12.10 mas também estará disponível através de um Personal Package Archive (PPA) para o Ubuntu 12.04 LTS. O recurso opera no momento com o Firefox e o Chromium e deve ser relativamente fácil de adaptar em outros navegadores. De acordo com Bacon, todo o código desse novo aplicativo será aberto pela Canonical.

Abra o terminal e digite os comandos abaixo:

sudo add-apt-repository ppa:webapps/preview
sudo apt-get update && sudo apt-get install unity-webapps-preview

Veja o vídeo abaixo, entendendo o funcionamento do WebApps:

Lista de sites suportados:

Angry Birds, Baidu, Baidu Mail, Baidu News, BBC, Blogger, CNN, Cut the rope, Drupal, Facebook, Gmail, Google Calendar, Google News, Google +, Google Reader, Grooveshark, Hotmail, Hulu, Last,fm, Launchpad, Linkedin, Lord of Ultima, Mail 163, Mail qq, Mail ru, MSN, News Mail ru, News Sohu, Reddit, Sina, Tiberium Alliances, Twitter, Vkontakte, WordPress, Yahoo Mail, Yahoo News, Yandex Mail, Yandex Music, Yandex News, Youtube

Fontes: aqui e aqui