Como sincronizar suas notas do Tomboy no Dropbox no Ubuntu 12.04

57 Flares Twitter 32 Facebook 10 LinkedIn 7 Google+ 8 Filament.io 57 Flares ×
Depois de muito tentar sincronizar minhas notas no Ubuntu One, acabei desistindo. Uma pena. Mas temos o Dropbox como repositório nas nuvens para nos salvar. Claro que você deve ser cliente do serviço.

Para seguir essa dica temos que ter instalados os programas do Tomboy (gerenciador de notas, via Central de Programas você o instala) e o Dropbox no sistema. Assumindo que você já tenha os dois ai, continuemos.

Começando

Primeiro de tudo, você deve criar uma pasta chamada NOTAS dentro de sua pasta /home/Pasta Pessoal/Dropbox. É nela onde será salvo suas notas e automaticamente será enviadas para sua conta online.

Feito isso, abra as PREFERÊNCIAS do Tomboy e na aba Sincronização você deve selecionar o serviço como Pasta Pessoal e em caminho da pasta escolha NOTAS. Salve e feche esta janela.

Pronto. Assim que criar suas notas, elas serão salvas na pasta local e serão envidas para a pasta remota no serviço DropBox.

Espero ter ajudado, pois comigo funfou de boa. Abraços!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Maudy T. Pedrão

Programador Visual, webdesigner e diretor da WD-me e entusiasta linux há 7 anos. Ganhador do prêmio TOPBLOG 2010 na categoria "Tecnologia" - escolha do júri acadêmico e TOP3 2011 pelo voto popular, na mesma categoria. Fez entrevistas para TV (Olhar Digital) e Rádio (CBN) falando sobre Linux/Ubuntu.

More Posts - Website - Twitter - Facebook - Google Plus

3 comentários

  1. Consegui sincronizar com o Ubuntu One. Fiz como naquele outro post: https://one.ubuntu.com/notes configurei o tempo de sincronização. Mas o detalhe que adicionei nos aplicativos de sessão com o comando: /usr/bin/tomboy-gtk –panel-applet
  2. Valeu Maudy.
    Eu usava bastante o tomboy sincronizado com o One, mas parei de usar pelos erros de sincronização e passei a usar o google docs para tal, no entanto o docs para notas não é tão pratico como o tomboy.

    Um abraço

  3. Amigo, eu utilizava o Tomboy e achava um programa muito prático. Cada vez que iniciava o uso no sistema, lá estavam minhas notas espalhadas pela área de trabalho como se fossem “post-its”.
    Só que quando atualizei para o Ubuntu 12.04, minhas notas sumiram.
    A princípio fiquei tranquilo, achando que estivesse só desabilitada a sua exibição (pensei isso porque os ícones do clima e do monitor do sistema que eu tinha anteriormente incluído na barra superior também deixaram de aparecer após a atualização).
    Contudo, pesquisando e perguntando nos fóruns fui orientado a procurar na pasta: /home/usuario/.local/share/tomboy
    Aí me preocupei seriamente, pois nesta pasta só existiam algumas notas genéricas do próprio programa e duas notas de teste que eu tinha escrevido no final de 2009 (quando instalei o Ubuntu pela primeira vez) e que eu achava até que já tinha apagado (ao menos, não apareciam mais na minha área de trabalho junto com as outras, antes da atualizaçao para o 12.04).
    Pergunto: a atualização para o Ubuntu 12.04 simplesmente apagou todas as minhas notas do Tomboy? Seria possível ter ocorrido essa falha tão absurda?
    [ ]

Poste um Comentário

Você pode usar as seguintes tags HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>