TuxGuitar no Ubuntu 12.04

Vamos tocar um rock no Ubuntu velho de guerra? Sim!

Se você é um amante da música e quer tocar os maiores sucessos do momento e mas é tão amador que nem sabe o que um “Am”? Então vamos conhecer o TUXGUITAR.
Este aplicativo genial é o que falta para você pregar sua guitarra, baixo, bateria ou teclado jogado ai no seu quarto e começar a aprender de uma forma bem prática.

Instalando o TUXGUITAR

Esta fase é fácil. Abra a Central de Programas do Ubuntu – eu to usando o 12.04 beta 2 aqui – procure por Tuxguitar e instale. Depois de instalado você já pode abri-lo via DASH do Unity.

Mas e agora?

Partituras

Ok, e o que faço com este trem? Bem, você precisará de partituras de suas músicas preferidas e isso conseguimos em sites como o Ultimate-Guitar. Entre no site e procure por sua música preferida e atente em baixar sempre a versão .GP5 (guitar pro). Salve o arquivo .GP5 e abra-o no Tuxguitar. Perfeito! Não ainda…

ÁUDIO

Ao dar o PLAY no Tuxguitar, não saiu áudio algum! E antes de tomar uma dose cavalar de Jack Daniels com Fanta Uva sem gelo, eu precisei procurar alguns pacotes adicionais para que o som ficasse show.

No Synaptic (sim, nele mesmo! Se não tem em seu sistema instale-o com o comando sudo apt-get install synaptic), procure por tuxguitar e instale conforme imagem abaixo (vai demorar um pouco, mas num tem jeito):

Instalado tudo, no TuxGuitar configure os settings dele no item SOM como abaixo:

Se tudo deu certo, você ouvirá sua partitura. Boa sorte, bando de Jimmy Hendrix nerds!

Let’s Rock

Obrigado aos colegas pelas dicas: Mariana Jó, El Pato, Rodrigo Oliveira e André L. Cavanha