Ubuntu para Android é anunciado pela Canonical

“Ubuntu is the killer app for multi-core phones in 2012” – site oficial

O Ubuntu for Android será mostrado ao público na semana que vem na Mobile World Congress.

Mark Shuttleworth acaba de anunciar o “Ubuntu for Android” em seu blog oficial. A alguns meses haviam muitos rumores de um “Ubuntu Fone” e hoje sabemos que não é um sistema Ubuntu para smarthphones.

O bacana deste anúncio é que o Ubuntu desktop terá total integração com seu smarthphone com o Ubuntu for Android. O desktop reconhecerá seu dispositivo automaticamente e vários programas serão integrados.

Assunto indicado: Prazer, sou o Ubuntu!

Requerimentos do Sistema:

  • Dual-core 1GHz CPU
  • Video acceleration: shared kernel driver with associated X driver; Open GL, ES/EGL
  • Storage: 2GB for OS disk image
  • HDMI: video out with secondary frame buffer device
  • USB host mode
  • 512 MB RAM

Tacada de mestre!

Eu vejo esta ação da Canonical como uma jogada de mestre. Usar o Android é é muito inteligente. Nada de criar um sistema que competisse com o Android e isso poderia desagregar os usuários. Depois do Ubuntu TV, agora o Ubuntu for Android.

Bem-vindo hein? Mas…será que teremos o Unity nele? hehe

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Maudy T. Pedrão

Programador Visual, webdesigner e diretor da WD-me e entusiasta linux há 7 anos. Ganhador do prêmio TOPBLOG 2010 na categoria "Tecnologia" - escolha do júri acadêmico e TOP3 2011 pelo voto popular, na mesma categoria. Fez entrevistas para TV (Olhar Digital) e Rádio (CBN) falando sobre Linux/Ubuntu.

More Posts - Website - Twitter - Facebook - Google Plus

17 comments

  1. Gustavo Reis
    Que notícia maravilhosa! Canonical evoluiu, inovou e revolucionou a tecnologia de telefones móveis. Não posso acreditar que Ubuntu num smartphone pode ser transformado num desktop via um notebook ou um computador. Nem a Apple conseguiu fazer isso. Canonical é o primeiro a inventar essa ideia maravilhosa!

    Ubuntu ja é um dos sistemas operacionais mais deliciosos que já testei por causa da aparência.

    • everson
      Na verdade quem teve essa ideia primeiro foi a Motorola com o atrix, a Asus tem o transformer, essas duas iniciativas usam somente o android como OS, porem como o próprio mark disse a experiencia do android para desktop não é muito agradável uma vez que ele foi planejado para ser usado em telas de toque e mobilidade em geral. De qualquer forma a canonical com o unity, tv e agora com essa iniciativa esta demonstrando que ela quer de fato aumentar sua base se usuários significativamente.
  2. André Avila
    Mto boa, vou abandonar finalmente o Ubuntu chrooted no Transformer.
    Se no final tudo isso virar um apk instalável, que baixe a imagem sozinho ficaria animal. Se o Google tivesse tido a mesma ideia com o Chrome OS :-P seria mais usado atualmente.
  3. Dionathan
    O Atrix com seu dock já rodava uma versão do ubuntu modificada, o que eles fizeram foi modificar novamente e lançar essa versão, o que já estava previsto (falei sobre isso com um dos direitores da canonical ano passado na FISL)
  4. Rafael A.
    Gostei da noticia, ainda mais por começar a usar o ubuntu fortemente, o ruim é que tenho um milestone 2, mas com o tempo farão uma integração para aparelhos mais light e isso já faz a google se mexer com a integração do Chrome OS.

    Eu odeio ter um smart e ter que sofrer para fazer integração com meu windows ou sofrer mais com o ubuntu.

  5. Sérgio Carvalho
    Gostaria de saber qual a marca desse celular ?
    não sou nem um expert, mas também não sou idiota eu entendi o lance do ubuntu for android e é muito esperto, só estou curioso pra saber qual celular e esse.

Post a comment

You may use the following HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>