Botões fechar, minimizar e maximizar para esquerda no Gnome Shell

16 Flares Twitter 7 Facebook 8 LinkedIn 0 Google+ 1 Filament.io 16 Flares ×
Como mudar posição dos botões de controle no Gnome ShellOlá amigos, a dica de hoje será rápida e complementa esta aqui do Maudy.

Vou mostrar como é simples modificar a posição dos botões de controle no Gnome Shell para esquerda no Ubuntu 11.10.

Hoje me deu vontade de utilziar o Gnome Shell para ver como estava o desempenho do mesmo, fiquei impressionado de como ele é mais rápido e estável do que o Unity. O único problema, é que quem assim como eu está utilizando Unity desde os primórdios do Ubuntu Netbook Remix, e acredita que ele irá revolucionar os desktops acaba não gostando de algumas coisas que faltam no Gnome Shell (questão de costume apenas, coisa pessoal), como por exemplo a integração dos aplicativos no Me-Menu e no Global Menu, que creio ser a maior sacada da Canonical quando o assunto é criar uma interface minimalista e produtiva.

Bem, mas chega de defender o Unity, pois na versão atual ele tem me deixado muito triste quando o assunto é desempenho.

Para modificar a posição dos botões maximizar, minimizar e restaurar para o lado esquerdo da tela no Gnome Shell, é necessário ter o gconf-editor instalado, se não o tem é só ir até o terminal e digitar: sudo apt-get install gconf-editor -y e aguardar alguns segundos até o final da instalação.

Feito isso, ainda em terminal ou utilizando as teclas Alt+F2 digitem gconf-editor, sigam até /desktop/gnome/shell/windows/ e alterem button_layout para close,minimize,maximize: (com os dois pontos no final, pois é ele que faz o trabalho de mudar os controles para esquerda).

Para aplicar as mudanças basta apenas reiniciar a sessão do Gnome Shell e ser feliz.

Gnome Shell anime desktop

Se não der certo é só comentar que vou tentar ajudar a todos, retirei esta informação do askubuntu.com, lugar muito bom para tirar dúvidas, principalmente se são recentes.

Até breve amigos.

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Maudy T. Pedrão

Programador Visual, webdesigner e diretor da WD-me e entusiasta linux há 7 anos. Ganhador do prêmio TOPBLOG 2010 na categoria "Tecnologia" - escolha do júri acadêmico e TOP3 2011 pelo voto popular, na mesma categoria. Fez entrevistas para TV (Olhar Digital) e Rádio (CBN) falando sobre Linux/Ubuntu.

More Posts - Website - Twitter - Facebook - Google Plus

16 comentários

  1. No mesmo artigo no qual você tirou esta dica há uma informação de um bug que impede a mudança de lado dos botões. Verifique
  2. pra quê colocar o botões la pro outro lado?! hseushue … e mais ” integração dos aplicativos no Me-Menu e no Global Menu, que creio ser a maior sacada da Canonical quando o assunto é criar uma interface minimalista e produtiva.” pra mim foi tiro no pé da Canonical, Unity é a interface mais ridícula da história… ainda bem que há outras, neste caso o gnome shell!
  3. Olá Luiz, realmente foi relatado um problema no askubuutu, mas note que nos screenshots que coloquei, estou usando um tema personalizado do Gnome Shell, ainda sim segui os passos do link e funciona perfeitamente. É por isso que solicitei aos leitores que informem caso haja algum erro.
    Vale lembrar que no post, foram relatados problemas no dia 20 de outubro, é possível que tal bug tenha sido resolvido pelos desenvolvedores.
    Obrigado pelo comentário.
  4. Gnome shell é mais rápido e melhor até para tablets… Unity é “mamãe, quero ser mac, mas não sei como”..
  5. Evandro, como eu disse, é a minha opinião e facilita muito a minha vida, por isso que utilizo Linux, pois posso instalar as aplicações que acredito serem melhores para o meu cenário.
    Discutir Unity x Gnome Shell é igual religião ou futebol, nunca ninguém chegará em um acordo.
    Assim como você ama o Gnome Shell, eu amo o Unity, mesmo que ele esteja abaixo de minhas expectativas no 11.10.
    Quanto a posição dos botões, assim como você gosta de um modo, eu e milhares de usuários do Ubuntu curtem e estão acostumados com ela, qual o problema disso? ;)
    Abraço.
  6. Funcionou perfeitamente aqui no meu computador.
  7. Boa e adorei o papel de parede!
  8. Olá meu amigo, estou com o seguinte problema, instalei o ubuntu 12.04 zerado, depois instalei o gnome shell e quando e não está mais presente as opções /desktop/gnome/shell/windows/ quando eu uso o gconf-editor. Sabe me dizer se mudou alguma coisa no ubuntu 12.04 ou no gnome 3.2?
    Obrigado.
  9. tem muito usuário linux que recém saiu da fralda querendo opinar em originalidade de ambiente gráfico
  10. Ubuntu 12.10 com unity e gnome instalado, e não funciona em nenhum deles.. não foi para a direita nem um segundinho “umpf”:-\
  11. olá, tenho um netbook andróid 4.o e gostaria de saber como faço pra minimizar a tela? alguém pode me ajudar? obrigada…..
  12. acabei descobrindo sozinho, mas consegui!
    primeiro alt+F2, digite dconf-editor, vá para org->gnome->shell->overrides e mude botton-layout como quiser; para mudar o lado é só mudar ‘:’ de lado e tudo certo.
    • “acabei descobrindo sozinho, mas consegui!
      primeiro alt+F2, digite dconf-editor, vá para org->gnome->shell->overrides e mude botton-layout como quiser; para mudar o lado é só mudar ‘:’ de lado e tudo certo.”

      Realmente. Dessa forma funciona no Ubuntu 12.04.
      Obrigado por compartilhar.

Poste um Comentário

Você pode usar as seguintes tags HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>