Acesso a Terminais Remotos via RDP

33 Flares Twitter 17 Facebook 5 LinkedIn 9 Google+ 2 Filament.io 33 Flares ×

por Danilo Magrini

Algumas vezes preciso utilizar algum aplicativo para acesso a um terminal remoto via RDP Windows® e também tenho alguns clientes que precisam dessa mesma solução. Todos sabem que o aplicativo GNU/Linux mais utilizado para esse cenário é o rdesktop, porém como atualmente eu só utilizo comandos de terminal como último recurso e minha distribuição é o Ubuntu, então procuro utilizar uma GUI que já vem instalada por padrão, o tsclient. Mais conhecido como Cliente do Terminal Server, o tsclient nada mais é do que uma interface gráfica para o rdesktop e pode ser iniciado através do menu Aplicativos -> Internet. Ele também oferece suporte ao protocolo RFB, também chamado de VNC.

A solução descrita acima sempre funcionou para uso pessoal mas na maioria dos casos eu precisava sempre desconsiderar o tsclient pois ele deixa a desejar quando temos que adicionar ao computador remoto as impressoras mapeadas localmente ou quando queremos adicionar apenas um determinado diretório e não o dispositivo todo. Para contornar esses “problemas” eu criava atalhos executando diretamente o rdesktop com parâmetros personalizados, mas em algumas situações seria mais interessante permitir que esses parâmetros fossem modificados pelo usuário através de uma interface gráfica que facilitasse esse processo.

Hoje eu estava tentando aplicar um patch que se propunha a adicionar a funcionalidade de redirecionamento de impressão que eu tanto precisava, mas sem sucesso. A compilação gerava erro e mesmo depois de eu corrigir grande parte do patch, quando finalmente compilou e executou, a interface gráfica abriu e para minha surpresa a opção de adicionar o meu disco ao terminal remoto deu lugar a opção de impressão. Como diria minha mãe: acabei trocando seis por meia dúzia.

Por sorte, navegando em alguns posts do time de desenvolvimento do patch em questão, acabei descobrindo um aplicativo excelente que possui todas as funcionalidades do tsclient, mais as opções que eu tanto queria e de quebra mais algumas de brinde. O nome desse aplicativo é Remmina e ele possui a funcionalidade de adicionar ao terminal remoto impressoras mapeadas localmente e um diretório específico, além de exibir uma barra de ferramentas em modo tela cheia quando o mouse for posicionado no topo da tela. Enfim, um resumo de todas as funcionalidades pode ser encontrado aqui.

Agora a melhor parte é que esse aplicativo pode ser encontrado no repositório do Ubuntu bastando apenas um clique ou um comando para desfrutar dos seus benefícios. Segue alguns screenshots do Remmina:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários

  1. Nice nice nice… Veeeeeeeeeery Nice my friend…
    Isso era tudo que faltava.. Tenho um cliente que tem 7 maquinas
    Todas linux e acessam via TS um servidor com 2003..
    Isso vai ser de muita utilização.. Thanksss =)
  2. Não conhecia esse programa. Instalei e resolveu vários problemas por aqui. Obrigadão.
  3. Uma boa seria configurar um ThinClient com o Remina, ele suporta linha de comando?

    daí dava pra colocar um ambiente minimalista só com ele…

  4. Cara como faz para deixar ele com tela fullScreen, da mesma forma que esta no seu print

Poste um Comentário

Você pode usar as seguintes tags HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>