Ubuntu no Mac: desktop e servidor

mac on ubuntu

Muitas pessoas me perguntam como instala o Ubuntu em Mac, como MacBooks, MacMini, Mac Pro e todos os Apple Computers da série Intel.

por @aprigiosimoes

Antes da gente começar a entender bem como é o procedimento de instalação, precisamos compreender primeiro a arquitetura usada pela Apple. Existem 2 níveis de computadores da Apple, os antigos que usavam a arquitetura RISC com os processadores PowerPC e os novos com a arquitetura Intel. Mesmo usando processadores Core 2 Duo, i5 ou i7, eles não são Pcs. Sua arquitetura é diferente de máquinas da Lenovo, IBM, HP, Dell e outas.

Os Mac não usam as tradicionais BIOS como conhecemos a sim a EFI. A EFI é um firmware que aproveita bem melhor o hardware e distribui todos os endereçamentos ao sistema operacional de uma forma muito melhor e também não depende de um software para arrancar partições de boot e possui uma hierarquia de particionamento muito diferente e sem limitações do que a velha partição MBR do formato msdos da velha BIOS. Em hardware com EFI você não encontra mais a velha limitação de 4 partições primarias, necessitando de uma partição extendida, todo o formato é diferente.

A EFI sempre foi usada pela Intel que é a sua maior criação, adaptadas para maquinas com Itanium (ia64), onde roda em plataformas HP, o sistema operacional HP-UX e o velho e bom OpenVMS. Vale lembrar que você precisa usar uma distribuição Linux de 64 bits para Intel e não para PPC (PowerPC), a não ser que você esteja usando a serie Mac G4 ou G5. Nunca confunda a serie Apple PowerPC com a serie POWER IBM, pois as p5,p6 e p7 não usam a firmware EFI e sim usam o SMC que arrancam dispositivos e ordem de boot para o hardware. Caso você queira instalar o ubuntu em um PowerPC IBM é necessário usar uma imagem para PPC, pois nesse caso não usaremos o grub e sim o yaboot, que é o gerenciador de boot para maquinas powerpc.

Bom, mas não é o nosso caso.

Em Apple Computer a EFI é usada sem a necessidade do shell EFI que gerencia todo o processo de boot de uma forma automática e de auto arranque para com o kernel do OSX. Para gerenciar um boot pela rede, segure N, para gerenciar um boot pelo CD, segure a tecla C e espere. Ou então você pode entrar no simples menu da EFI para a selecão do boot segurando a tecla OPTION do seu Mac.

Ubuntu em Mac é a melhor coisa do mundo, o teclado é melhor (bem diferente), os gráficos ficam melhor, o compiz, os efeitos 3D (pelo maior aproveitamento do GPU em relação ao firmware), e todos os componentes funcionam muito melhor, ate um simples bluetooth. O boot é muito bom, a EFI possui uma interface com tela toda branca meio acinzentada e é muito rapido. Quando você compara a serie Xserve da Apple (servidores da Apple), você vê a diferença de boot para um Dell. Enquanto um servidor Dell inicia controladoras independentes, um Apple já esta pronto para ser usado.

Então vamos instalar o Ubuntu?

Pegue uma imagem de Ubuntu de 64 bits, grave ela e coloque no seu Mac.

Ligue o seu Mac e segura a tecla C para que inicie o boot do CD. (Existe um bug no boot de CD em versoes de 64 bits do Ubuntu 10.10, infelizmente, onde ele pede para selecionar o CD e a tela fica congelada em console. Esse problema foi corregido no Ubuntu 11.04 e não existe no 10.04).

Vale lembrar o procedimento de instalação é o mesmo com a exceção de que quando você for particionar, você vai notar que é um pouco diferente.

Assim como no Mac OSX, o sistema não reconhece partições da tabela do tipo msdos (graças a Deus), e sim partições do tipo EFI GPT. Você não precisa usar o bootcamp, pois ele é para criar uma area no seu mac para atender sistemas que são instalados em partições do tipo msdos, como o Windows por exemplo. Então não use o bootcamp! Caso você queira manter uma instalação do OSX (que não foi o meu caso), deve então usar o bootcamp OU não e gerenciar um BOOT EFI pelo software rEFIT, que permite ter um dual boot no seu Mac. (Minha matéria é para uma instalação de um único sistema operacional, Ubuntu).

Quando você for criar uma partição para instalar o Ubuntu no Mac você DEVE criar uma partição de 200MB (ideial), para EFI BOOT GPT. Essa partição não é o seu /boot, não tem nada haver, essa partição é a área que a EFI vai arrancar o sistema operacional, que esta na sua grande partição estendida e fatiada.

fat

Depois de criar a sua partição de boot EFI GPT, basta comecar a criar suas partições normalmente. Eu sempre recomendo ( o que é correto), criar 2GB para SWAP, 40% para sua / (raiz), 200MB para seu /tmp e o resto para o seu /home.

Assim que acabar de instalar, você precisa no próximo boot se certificar que não ocorreu problemas com Ubuntu, pois em algumas versões mais novas da EFI é necessario colocar no argumento do grub o parâmetro reboot=pci, se não o Ubuntu não reinicia e nem desliga, esqueça então totalmente o velho ACPI.

Então edite o arquivo /etc/default/grub e adcione na linha

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash" para GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash reboot=pci"

NOTA: na versão mais antiga da EFI esse procedimento já foi corrigido com o Ubuntu 10.04.

É muito, mas muito interessante você instalar o ppa mactel, pois o mesmo possui pacotes como bcm5974-dkms que é responsável pelo trackpad de macbooks da série pro. O pacote hid-dkms que mapeia algumas teclas do teclado da Apple, usbhid-dkms que é um DKMS para o usbhid modulo para maquinas macbook pro, hal-applesmc que permite habilitar alguns suportes do teclado da Apple como as luzes, um patch corretivo para o pacote gnome-power-manager e isight-firmware-tools para suporte a poderosa câmera da Apple iSight.

Então digite:

sudo add-apt-repository ppa:mactel-support/ppa && sudo apt-get update && sudo apt-get dist-upgrade

Se você quiser deixar o Ubuntu igual ao Mac você pode usar o repositorio Macbuntu também que é muito bom. Você pode encontrar alguma coisa aqui:

http://operandolinux.blogspot.com/2010/11/macbuntu-1004-23-para-linux.html

Comentem ai.
Aprígio Simões

http://www.aprigiosimoes.com.brhttp://www.twitter.com/aprigiosimoes

Ubuntu é o poder ;)