Ripando um filme de dvd no Ubuntu

Você tem uma coleção de dvd’s e precisa fazer várias cópias, como eu preciso por conta do uso dos meus filhos que não são lá muito cuidadosos no manuseio? Então vou ensinar a fazer isso no Ubuntu usando o programa chamado OGM::rip.

Coloque o seu DVD no drive do PC e vá para Aplicativos > Central de Programas Ubuntu. No campo de busca coloque o termo “ogmrip“. Instale-o.

Agora vá para Aplicativos > Multimída > DVD Encoder OGMip.

Clique em LOAD e na janelinha que se abre, clique em LOAD novamente. O programa irá ler o conteúdo do DVD neste momento.

Agora vamos as características principais para ripar o filme no formato AVI e em 700mb de tamanho.

No campo Title coloque o nome que deseja pro filme.
No campo Video Stream, deixe o arquivo de maior tamanho de duração, que provavelmente é o filme completo e não uma cena apenas.
No campo Audio Tracks, escolha o áudio desejado (inglês ou português, se possível).
No campo  Subtitles, escolha a língua da legenda desejada. Se não quiser legenda, deixe em No subtitle. Obs.: o processo não vai incorporar a legenda ao filme, mas sim, deixar a legenda separada no formato padrão .SRT. Clicando no ícone de “+” ao lado do campo, você pode ter mais de uma legenda.

Clique em Extract.

Nesta janela de opções, repare que podemos mudar o formato de saída do vídeo conforme quisermos. Neste modo, ele será em 700 mb de arquivo no máximo, em .AVI, Xvid e áudio em mp3. Este é o formato mais conhecido. Clicando em editar (sinal de um lápis) você pode preferir outras saídas menos usadas.

Obs.: clique neste sinal de edição e vá para a aba Subtitles. Um detalhe importante é selecionar a iso-8859-1 no campo Character Set. Isso fará que a legenda tenha a acentuação correta e sem erros de caracteres.

Clique em Fechar duas vezes e depois em Extract. Agora senta ou vá para o cinema, dependerá do poder de fogo do seu PC. Num Core 2 Duo, demora em média 2 horas o processo de ripar o filme. Isso se tudo der certo…

Prints de tela de um bom filme a ser guardado:


Comentários e sugestões? Comente e nos siga no twitter.
Let’s rock!