Acessando o Ubuntu remotamente

55 Flares Twitter 42 Facebook 10 LinkedIn 2 Google+ 1 Filament.io 55 Flares ×
Olá!

Vamos mostrar uma forma de acessar seu computador Ubuntu remotamente, ou seja, de um micro diferente e usando o Windows 7. Boa né?

No Ubuntu temos que instalar o pacote XRDP. Este pacote fornece a conexão necessária para que no Windows possamos acessar o Ubuntu usando o Remote Desktop.

Então abra o Synaptic via Sistema > Administração > Gerenciador de Pacotes Synaptic. Procure por “xrdp” e mande instalar.

Depois de instalado, anote o IP de sua máquina. Para isso, clique com o botão da direita sobre o ícone de conexão de Rede e selecione “Informações da Conexão”.

O Endereço IP deve ser algo como 192.168.X.XXX. Vamos para o Windows 7 (ou Vista) agora.

Lá você deve ter já com o Remote Desktop habilitado para uso. Se não souber como fazer isso, veja aqui. Abra o Remote Desktop e digite o endereço IP anotado no passo anterior. Depois de clicar em Conectar, deverá abrir uma janela de usuário/senha do seu Ubuntu. Complete com suas informações e pronto. Abrirá uma tela com o desktop Ubuntu e aí, é só mexer a vontade.

Curtiu? Então repasse a informação para todos e até mais.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Maudy T. Pedrão

Programador Visual, webdesigner e diretor da WD-me e entusiasta linux há 7 anos. Ganhador do prêmio TOPBLOG 2010 na categoria "Tecnologia" - escolha do júri acadêmico e TOP3 2011 pelo voto popular, na mesma categoria. Fez entrevistas para TV (Olhar Digital) e Rádio (CBN) falando sobre Linux/Ubuntu.

More Posts - Website - Twitter - Facebook - Google Plus

12 comentários

  1. maudy meu amigo meu ajude!
    no windows sou fera em redes mas depois que passei a usar linux o bixo pegou, as vezes me enrolo num simples compartilhamento, mas a grande duvida é sobre acessar maquinas windows usando o ubuntu, por exemplo aqui em casa existem varias maquinas windows 7 e somente eu uso ubuntu e já instalei o samba mas quando vou acessar arquivos nas maquinas windows ele diz a seguinte mensagem:
    nao foi possivel montar a localização
    Falha ao recuperar a lista de compartilhamento do servidor
    como faço pra resolver este problema
    grato.
  2. Funciono File Aqui Na Minha CASA…

    sera como que faz para fazer isso remotamente ….

    TENHO QUE TER UM IP FIXO CORRETO

  3. Maudy, fiz este procedimento, mas no Linux quando utilizo a tecla D, ele minimiza todas minhas janelas, como se tivesse utilizado o Super+D… Tem alguma dica
  4. Fiz o procedimento, tentei conectar usando o windows XP, mas quando conectei na minha maquina apareceu a tela do xrdp pra selecionar umas opções e pedindo usuario e senha, mas não entrou…… fui na preferencia de area de trabalho remota do ubuntu e configurei para que outros usuarios pudesse pudessem controlar minha area de trabalho, mas nada ainda.. :(
  5. Cara v se não é no smb.conf no ubuntu /etc/samba/smb.conf e depois verifica se o compartilhamento esta ok, se nao configura, mas isso provavelmente pode ser o ip desatualizado, a máquina deve esta usando um ip que ta mudando a cada restart, pode ser tambem o seu roteador, mas primeiro verifica o smb.conf
  6. Esse remoto é numa rede local, né? E via internet, como seria? #ficaadica
  7. Uma sugestão para acessar remotamente o Ubuntu a partir de outra rede é usando o NO-IP que cria um endereço a partir de uma máquina, eu vou fazer um teste aqui hoje e depois posto o resultado.
  8. Acabei de fazer um teste, é bem simples usar o acesso remoto normalmente, testei funciona perfeitamente e numa velocidade legal.

    Olha só como vocẽs poderão fazer:
    > Depois que seguirem o tutorial dessa página (foi muito fácil), você pelo computador que será acessado pega o IP externo da máquina (você consegue isso no site http://www.omeuip.com) com esse ip em mãos você o digita no MSTSC do Windows no campo “Computador:” e tecla em conectar, depois já vai abrir rapidinho a tela do XRDP com seu login e senha.

  9. Uso uma VM.
    1-instalei o ubuntu na VM. em seguida instalei a aplicação XRDP-(apt-get install xrdp -y) apartir do terminal.
    2- Tirei o endereço IP do ubuntu instalado na VM ( ifconfig) a partir do terminal.
    3- apartir do windows com o MSTSC acessei remotamente o ubuntu instalado na VM.
    não esquece de introduzir o IP pc Ubuntu no mstsc do windows par acessares.

    VM-VMware .

    Espero ter ajudado.

  10. Valeew, parabéns pelo site
  11. Oi, eu estou tentando acessar o ubuntu 14.04 atraves da conexão remota no windows xp, porém ao inserir usuário e senha é exibido uma tela cinza. Como resolvo isto?

Poste um Comentário

Você pode usar as seguintes tags HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>