Acessando o Ubuntu remotamente

57 Flares Twitter 44 Facebook 10 LinkedIn 2 Google+ 1 Pin It Share 0 Filament.io 57 Flares ×
Olá!

Vamos mostrar uma forma de acessar seu computador Ubuntu remotamente, ou seja, de um micro diferente e usando o Windows 7. Boa né?

No Ubuntu temos que instalar o pacote XRDP. Este pacote fornece a conexão necessária para que no Windows possamos acessar o Ubuntu usando o Remote Desktop.

Então abra o Synaptic via Sistema > Administração > Gerenciador de Pacotes Synaptic. Procure por “xrdp” e mande instalar.

Depois de instalado, anote o IP de sua máquina. Para isso, clique com o botão da direita sobre o ícone de conexão de Rede e selecione “Informações da Conexão”.

Assunto indicado:  Streets Of Rage no Ubuntu 11.10

O Endereço IP deve ser algo como 192.168.X.XXX. Vamos para o Windows 7 (ou Vista) agora.

Lá você deve ter já com o Remote Desktop habilitado para uso. Se não souber como fazer isso, veja aqui. Abra o Remote Desktop e digite o endereço IP anotado no passo anterior. Depois de clicar em Conectar, deverá abrir uma janela de usuário/senha do seu Ubuntu. Complete com suas informações e pronto. Abrirá uma tela com o desktop Ubuntu e aí, é só mexer a vontade.

Curtiu? Então repasse a informação para todos e até mais.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Maudy T. Pedrão

Programador Visual, webdesigner e diretor da WD-me e entusiasta linux há 7 anos. Ganhador do prêmio TOPBLOG 2010 na categoria "Tecnologia" - escolha do júri acadêmico e TOP3 2011 pelo voto popular, na mesma categoria. Fez entrevistas para TV (Olhar Digital) e Rádio (CBN) falando sobre Linux/Ubuntu.

More Posts - Website - Twitter - Facebook - Google Plus

15 comments

  1. leonardo
    maudy meu amigo meu ajude!
    no windows sou fera em redes mas depois que passei a usar linux o bixo pegou, as vezes me enrolo num simples compartilhamento, mas a grande duvida é sobre acessar maquinas windows usando o ubuntu, por exemplo aqui em casa existem varias maquinas windows 7 e somente eu uso ubuntu e já instalei o samba mas quando vou acessar arquivos nas maquinas windows ele diz a seguinte mensagem:
    nao foi possivel montar a localização
    Falha ao recuperar a lista de compartilhamento do servidor
    como faço pra resolver este problema
    grato.
  2. @vinicius_cintra
    Maudy, fiz este procedimento, mas no Linux quando utilizo a tecla D, ele minimiza todas minhas janelas, como se tivesse utilizado o Super+D… Tem alguma dica
  3. Tayron Miranda
    Fiz o procedimento, tentei conectar usando o windows XP, mas quando conectei na minha maquina apareceu a tela do xrdp pra selecionar umas opções e pedindo usuario e senha, mas não entrou…… fui na preferencia de area de trabalho remota do ubuntu e configurei para que outros usuarios pudesse pudessem controlar minha area de trabalho, mas nada ainda.. :(
  4. Karl Max
    Cara v se não é no smb.conf no ubuntu /etc/samba/smb.conf e depois verifica se o compartilhamento esta ok, se nao configura, mas isso provavelmente pode ser o ip desatualizado, a máquina deve esta usando um ip que ta mudando a cada restart, pode ser tambem o seu roteador, mas primeiro verifica o smb.conf
  5. Rodrigo
    Uma sugestão para acessar remotamente o Ubuntu a partir de outra rede é usando o NO-IP que cria um endereço a partir de uma máquina, eu vou fazer um teste aqui hoje e depois posto o resultado.
  6. Rodrigo
    Acabei de fazer um teste, é bem simples usar o acesso remoto normalmente, testei funciona perfeitamente e numa velocidade legal.

    Olha só como vocẽs poderão fazer:
    > Depois que seguirem o tutorial dessa página (foi muito fácil), você pelo computador que será acessado pega o IP externo da máquina (você consegue isso no site http://www.omeuip.com) com esse ip em mãos você o digita no MSTSC do Windows no campo “Computador:” e tecla em conectar, depois já vai abrir rapidinho a tela do XRDP com seu login e senha.

  7. Celso Almeida
    Uso uma VM.
    1-instalei o ubuntu na VM. em seguida instalei a aplicação XRDP-(apt-get install xrdp -y) apartir do terminal.
    2- Tirei o endereço IP do ubuntu instalado na VM ( ifconfig) a partir do terminal.
    3- apartir do windows com o MSTSC acessei remotamente o ubuntu instalado na VM.
    não esquece de introduzir o IP pc Ubuntu no mstsc do windows par acessares.

    VM-VMware .

    Espero ter ajudado.

  8. Lucas
    Oi, eu estou tentando acessar o ubuntu 14.04 atraves da conexão remota no windows xp, porém ao inserir usuário e senha é exibido uma tela cinza. Como resolvo isto?
  9. zago1989_rock
    Pessoal pra acessar de fora da rede usando o no-ip deve-se primeiramente fazer o cadastro no site do no-ip, depois configurar no roteador da sua casa com usuário e senha do no-ip para registrar, feito isso aponte a porta usada pela aplicação direcionando para o ip local de destino.

    Voltando ao problema estou passando pelas mesmas dificuldades de tela cinza, assim que coloco usuário e senha a conexão fecha.

Post a comment

You may use the following HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>