Resolvendo problemas com placa wireless Broadcom

post enviado pelo leitor @reinaldo_bh

Recentemente a Broadcom liberou alguns de seus drivers para placas wireless sob a licença GPLv2 (GNU Public License versão 2). No entanto, como não são todos os drivers que estão liberados, ao instalar o Ubuntu, este, quando detecta tal placa, oferece para instalar os drivers adicionais para que você possa ativar sua placa broadcom.

Como todo drive restrito, basta clicar em “ativar” mas em alguns notebooks que usam placas BCM4312, BCM4321 e BCM4322 podem se deparar com a seguinte mensagem ao tentar ativar:

Este problema na verdade é um bug já relatado: https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+bug/511379

Pesquisando no Google, você pode encontrar diversas formas de resolver o problema, a maioria com extensas compilações que, no final ou até mesmo no meio do caminho dão problemas.

Mas a solução, pode ser mais simples que você imagina!

Basta ir no Gerenciador de Pacotes Synaptic (Sistema > Administração > Gerenciador de Pacotes Sinaptic), no campo das palavras chave procure por “Broadcom”, daí, clique com o botão direito do mouse em “bcmwl-Kernel-source” e marque para reinstalação. Uma vez reinstalado (aconselho a reiniciar o sistema) basta ir normalmente nos drivers restritos e ativar o drive que a mensagem de erro já não aparecerá mais.