Ubuntu 10.04 terá sincronia de contatos entre desktop e smartphones

Além do armazenamento gratuito de arquivos online e da loja de músicas, usuários da próxima versão do Ubuntu[bb] (10.04, codinome Lucid Lynx) poderão contar com um outro recurso para integração de seus computadores com a “nuvem”: a sincronização entre os livros de endereços no desktop e num smartphone, através do serviço online.

Tudo parece muito simples: basta instalar um “plug-in” em seu cliente de e-mail no desktop (vários são suportados, entre eles o Thunderbird, Mail e Outlook), um aplicativo no smartphone[bb] e todo o resto é automatico. O serviço, batizado de PhoneSync, foi desenvolvido em parceria com uma empresa chamada Funambol, e estará disponível apenas aos usuários pagantes do Ubuntu One. O único plano atualmente disponível, por US$ 10 mensais, dá direito a 50 GB de espaço para armazenamento online.

No momento o serviço está em versão “alfa pública”, e há aplicativos para smartphones Android e iPhones[bb]. Um FAQ com informações sobre o serviço e uma página com instruções básicas de instalação dos plug-ins e aplicativos estão disponíveis.

O Ubuntu 10.04 “Lucid Lynx” tem lançamento programado para o dia 29 de Abril.

por Antonio Blanc