SK1: o CorelDraw e Ilustrator para linux

56 Flares Twitter 18 Facebook 32 LinkedIn 4 Google+ 2 Pin It Share 0 Filament.io 56 Flares ×
Muita gente não muda para o Linux por conta de seus aplicativos preferenciais no Windows que não existem similares ou compatíveis. O que não deixa de ser comum, mas as vezes, aparece algo que possa nos surpreender.

Você que é fã do CorelDraw e do Adobe Ilustrator e que nunca testou o Linux por não ter encontrado algo que lhe satisfaça plenamente, pode testar o SK1 Project.

O SK1 é um aplicativo open-source (software livre) que substitui os programas de ilustração como o Corel Draw ou o Adobe Illustrator. A plataforma principal é para o GNU/Linux mas versões para Win32 e MacOS X estão programadas.

O sK1 apoia os profissionais com features tipo cores CMYK, separações, gerenciamento de cor ICC e saída em PDF.

sk1

Instalação

Vá para a página de download e baixe os arquivos .DEB correspondentes ao seu sistema. Eu usei os arquivos da versão 32bits.

Assunto indicado:  12 aplicativos indispensáveis de Web Design para o Ubuntu

Dê duplo clique nos arquivos e instale.

Repositório PPA:

$ sudo add-apt-repository ppa:stani/ppa

(dica do @g0nc1n)

Uma coisa interessante é que ele não instala um item dentro do menu APLICATIVOS > GRÁFICOS, como achamos que deveria ocorrer. Mas não se desespere.

Dê um clique com o botão direito no item APLICATIVOS e selecione EDITAR MENUS. Vá para o item GRÁFICOS e ao lado escolha INCLUIR ITEM.

Neste ponto, você irá incluir o SK1 no menu. Basta colocar o nome do aplicativo e no campo abaixo escreva “gksudo sk1” (sem as aspas). Escolha uma imagem (PNG ou JPEG) como ícone do programa (não veio um na instalação) e clique OK.

Prontinho. Pode usar agora o SK1 e depois me diga se valeu ou não.

Post feito a partir da dica do @Aranho.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Maudy T. Pedrão

Programador Visual, webdesigner e diretor da WD-me e entusiasta linux há 7 anos. Ganhador do prêmio TOPBLOG 2010 na categoria "Tecnologia" - escolha do júri acadêmico e TOP3 2011 pelo voto popular, na mesma categoria. Fez entrevistas para TV (Olhar Digital) e Rádio (CBN) falando sobre Linux/Ubuntu.

More Posts - Website - Twitter - Facebook - Google Plus

15 comments

  1. Silas Ribas
    Salve,

    Só não entendi como instalar ele no Karmic via esse repositório, já que o pacote informado ‘sk1’ está somente para o Jaunty e o Intrepid. Para o Karmic tem ‘phatch’.

    Esse repositório server ou não para o Karmic?

  2. Glauco
    Não gostei, além de ser totalmente em inglês, achei muito mais fácil usar o Inkscape, principalmente, porque o ink está muito mais documentado, e é de fácil ajuda na comunidade.
  3. adriano
    Não consegui abrir arquivos cdr! Instalei os arquivos com o uniconverter. Uso o Lucid, mas tinha tentado no Karmic, porém também não havia funcionado.
  4. Michael
    Muito bom, eu estava mesmo sentindo falta dos recursos do Corel Draw. Nem precisei editar o menu Aplicativos, ele criou automático.
    Uso o Ubuntu 10.10

    Parabéns pelo post, muito bom abraço !!!!

  5. kmd
    Legal, mas poderia postar o manual de operação, e se possível explicar como recortar imagem para retirar o fundo como no corewdraw. Não vi a ferramenta (faca). agradeço
  6. Thaís
    bom dia, eu trabalho com gráficas e eles só aceitam no formato cdr, como eu poderia fazer?
    na hora de salvar tem como eu escolher este formato?

Post a comment

You may use the following HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>