Sistemas operacionais ganham documentário

Sistemas operacionais ganham documentário

Conheça um pouco sobre a história do desenvolvimento do software livre e de como essa história foi abordada no documentário Revolution OS

O Linux é um dos sistemas utilizados para programação existentes e é um dos preferidos pelos profissionais que atuam neste ramo. Os motivos são vários. Muitos afirmam que além do terminal ter várias possibilidades de configuração, ele também oferece ambientes isolados que facilitam na organização.

A plataforma possui diversas outras vantagens que se destacam dos demais por este ser estável e personalizável, permitindo que o programador o utilize da forma que desejar para cada tipo de projeto. Grandes servidores possuem sistema Linux, já que a capacidade de processamento, segurança e estruturação é superior aos concorrentes. Aliás, a segurança do Linux é reconhecida.

Do Linux, iniciou a ascensão do GNU.

O GNU é considerado um software livre, isto é, o sistema oferece liberdade aos programadores que o utilizam: a liberdade de executar o programa como desejar; de copiá-lo e dá-lo a quem quiser; a liberdade de modificar o programa como desejar, através do acesso total ao código-fonte, e a liberdade de distribuir versões melhoradas e, com isso, ajudar a construir uma comunidade em torno do produto.

Da união dos programas GNU e Linux surge o GNU/Linux, que permite novas configurações e um novo método de utilização. O Linux assume a parte do kernel e o GNU, todo o restante do sistema operacional.

Com o GNU/Linux a capacidade de funcionamento do sistema é melhorada e permite que novas medidas de software livre sejam adotadas. Por esta e outras razões, é que ele tem crescido tão rapidamente no mercado de servidores, passando a ser popular não só entre utilizadores domésticos, mas também empresariais.

Pensando em todo esse desenvolvimento, em 2001 foi lançado o documentário Revolution OS, que mostra a história da criação da filosofia do software livre, do GNU/Linux, Unix e da Cultura Hacker. Com direção de J. T. S. Moore, a produção conta com depoimentos das maiores figuras do software livre e do open source, como Bruce Perens, Richard Stallman, Eric Raymond, Linus Torvalds e outros. Além disso, Revolution OS faz fortes críticas a Microsoft, devido à atitude de Bill Gates em promover softwares “proprietários”.

Com cerca de 1h26min de duração, o documentário acaba convencendo qualquer profissional em TI em adotar os sistemas operacionais livres e promover a filosofia dos softwares.

Fonte: Combo Multi Net