Editando arquivos em PDF no Ubuntu

por Bruno Detomi

E pensar que arquivos no formato PDF já foram taxados como IMPOSSÍVEIS de modificar. Hoje, existem aplicativos para todo tipo de formatação (sejam aplicativos livres ou proprietários).

APRENDA A DOMINAR O LINUX

Aprenda a dominar o LINUX de uma vez por todos, pegue sua cópia

  • Ferramentas para instalar softwares adicionais
  • Shell do LINUX passo a passo, e muito mais...

Porém, no nosso querido Ubuntu, existe uma ferramenta capaz de unir ou dividir arquivos em PDF. Claro, utilizando nosso amigo poderosíssimo, o Terminal! Essa ferramenta é conhecida como PDFtk.

Então vamos aos procedimentos para instalação e uso. Para instalar, basta chamarmos no Terminal o seguinte comando:

sudo apt-get-install pdftk

No final do processo, a ferramenta estará instalada e pronta para o uso. Vejamos como unir e como dividir os arquivos em PDF (lembrando que para isso, o caminho corrente utilizado no Terminal deve ser aquele onde encontra(m)-se o(s) arquivo(s) em PDF).

Assunto indicado:  Filtrando sites

Para divirmos um arquivo PDF, utiliza-se o seguinte comando (pelo Terminal):

pdftk arquivoCompleto.pdf burst

No final do processo, o resultado será vários PDF’s individuais (na quantidade de páginas contidas no arquivoCompleto.pdf), sendo criados como: pg_0001.pdf, pg_0002.pdf, pg_0003.pdf.. O processo irá gerar um arquivo TXT, com o resumo da divisão.

Para unirmos vários arquivos PDF’s, utilizamos o seguinte comando:

pdftk arq1.pdf arq2.pdf arq3.pdf cat output Unico.pdf

Como resultado final, teremos um único arquivo pdf (Unico.pdf), formado pelos arquivos arq1, arq2 e arq3. Nota: una quantos arquivos quiserem e forem necessários.

Para os que trabalham muito com esse tipo de arquivo, fica essa ótima dica!
Abraços, ubunters.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

  1. João Batista diz:

    Maudy, o pdfchain faz o mesmo, só que em modo gráfico

    • Bruno Detomi diz:

      Prezado, João Batista.
      Não conhecia o PDF Chain. Irei testá-lo aqui, com certeza. Mesmo sendo fanática pela telinha preta com escritos brancos… haha
      Mas muito obrigado … Fica também a dica !!!

    • Bruno Detomi diz:

      Prezado, João Batista.
      Não conhecia o PDF Chain. Irei testá-lo aqui, com certeza. Mesmo sendo fanático pela telinha preta com escritos brancos… haha
      Mas muito obrigado … Fica também a dica !!!

  2. Marcelo Alves diz:

    Muito boa dica. Útil. Porém, indico uma mudança no título do artigo, pois ele sugere a possibilidade de tornar o PDF “editável” como uma arquivo de texto ou planilha, por exemplo. Existem de fato aplicativos capazes de tal proeza, desde que a versão do PDF seja mais recente. Como bem mostra o artigo, não é esse o caso do PDFtk. Ele “apenas” uni e divide PDFs.

    Que tal: “Unindo e dividindo arquivos em PDF no Ubuntu”?

    Fique com Deus.

  3. Danilo F Baitelo diz:

    É,,, gostaria de saber como editar mesmo,,,, nao só dividir os arquivos,,, :(

  4. Uso o PDF Mod 0.9.1 pra fazer esse tipo de tarefa, em modo gráfico.
    Mas, tem gente que curte mesmo o terminal, né? :P

  5. Para unir e dividir arquivos graficamente no Linux existe um utilitário muito bom chamado hjsplit (originalmente criado para Windows). O download do software pode ser encontrado no site http://www.hjsplit.org/linux/ .

  6. Hoje precisei juntar alguns arquivos pdf de um trabalho da faculdade. Então, fui atrás de uma ferramenta gratuita que pudesse fazer isso e outras coisas como diminuir o tamanho do arquivo ou quebrá-lo em várias partes menores. Encontrei um muito bom, o PDF Split and Merge . É um projeto open-source feito em java e por isso, roda em windows, linux e mac. O programa faz exatamente o que o nome diz: divide arquivos em partes menores e junta vários arquivos em um só.

  7. Mano, preciso editar o número que aparece na página do arquivo em PDF (sumário correto mas páginas incorretas). Tem como?

Deixe o seu comentário

*