Como atualizar a versão do Ubuntu usando um CD alternativo

Existem algumas maneiras para você atualizar as versões do Ubuntu. Pode ser via terminal ou baixando a imagem .ISO e queimando um cd por exemplo. Mas qual é a forma mais rápida de atualizar uma versão?

Você pode atualizar usando o CD Alternativo. Mas como assim?

O cd alternativo nada mais é que a nova versão no modo texto, ou seja, sem o modo gráfico que estamos (?) habituados. Com ele você atualiza a versão (o sistema) mais rapidamente e com alguns poucos cliques.

A maior vantagem deste modo é a economia de banda de conexão, pois só precisou baixar o .ISO e alguns pacotes que forem necessários durante a instalação e claro, não precisa nem de CD-R ou pendrive.

Você precisa apenas baixar o cd alternativo de acordo com sua plataforma: 
PC (Intel x86) alternate install CD ou 64-bit PC (AMD64) alternate install CD

Depois de baixá-lo (isso será mais rápido do que imagina pois quase ninguém estará baixando, se comparado ao modo normal de live-cd), você grava o .ISO dele num CD-R com o Brasero OU monta o arquivo .ISO com o Gmount-iso. Feito isso, abra a o .ISO e procure pelo arquivo (script executável) chamado CDROMUPGRADE.

Clique duas vezes sobre este arquivo, siga as instruções e re-inicie o computador.

Vale lembrar que o script é todo automático: verifica a versão atualmente instalada, atualiza configurações do apt, instala os arquivos, configura-os, baixa os pacotes que não estão no CD (como aqueles que você instalou pelo gerenciador de pacotes).

CDROMUPGRADE
CDROMUPGRADE - atualizando uma versão via cd

Se tudo correu direitinho, seu sistema estará com a versão nova e você não perdeu nada (assim espero, rsrs).

Você pode atualizar a versão usando o terminal, mas vai gastar muito tempo porque estará usando os servidores “inchados” da Canonical, pois todos estarão baixando no dia do lançamento oficial.

update-manager -d

Dica tirada daqui.