Deixando o Ubuntu perfeito

Tudo o que você deve fazer depois de instalar o Ubuntu

Se tem uma coisa que temos de diferente é a vontade de ajudar aos outros e digo isso porque este post é um trabalho da @aimeesc, que teve a bondade de traduzir o texto e eu tive a liberdade de meter o bedelho em algumas partes. Thanks!

A maioria das aplicações listadas nesse post podem ser instaladas na central do Ubuntu Tweak ou na Central de Programas do Ubuntu. Instalando nossas dicas abaixo, você terá o sistema perfeito para uso do dia-a-dia. Boa sorte!

APRENDA A DOMINAR O LINUX

Aprenda a dominar o LINUX de uma vez por todos, pegue sua cópia

  • Ferramentas para instalar softwares adicionais
  • Shell do LINUX passo a passo, e muito mais...

AVISO: Você pode adicionar os PPAs via Central de Programas, sem usar o terminal. Olhe aqui como fazê-lo.


1- Não gostou do Unity? Mude para o Ubuntu com gnome clássico

Você instalou o Natty mas sente falta do antigo estilo? É fácil, mude para o Gnome2 clássico um apenas um clique. Para fazer isso, siga as instruções desse post. Se você gostou do Unity mas tem um computador antigo que não suporta 3D, também é fácil, tente o Unity com o suporte 2D. Para a instalação, abra o terminal e digite os comandos:

sudo apt-get update
sudo apt-get install unity-2d

2 – Instale as atualizações

Só porque você instalou a última versão do sistema operacional não signfica que você tem todas as atualizações para os softwares. Abra o terminal (ctrl + alt + T) e execute o seguinte comando para obter as atualizações:

sudo apt-get update && sudo apt-get upgrade

3 – Ubuntu Tweak

Ubuntu Tweak é uma aplicação necessária para o Ubuntu e o Linux Mint, é um programa que facilita a configuração do Ubuntu para todos. Ela oferece muitas opções úteis para o desktop e para o sistema que o ambiente padrão do desktop não fornece.
Usando o Ubuntu Tweak você pode instalar todas as aplicações necessárias com um simples clique, mudar os botões da janela da esquerda para a direita, etc.

Instale o Ubuntu Tweak no Ubuntu via repositório. Abra o terminal e execute os seguintes comandos:

sudo add-apt-repository ppa:tualatrix/ppa
sudo apt-get update
sudo apt-get install ubuntu-tweak

4 – Adicione os repositórios Medibuntu e ative o repositório parceiro da Canonical

Medibuntu é um projeto de empacotamento dedicado à distribuição de softwares que não podem ser incluidos no Ubuntu por diversas razões, relacionadas a variações geograficas na legislação em relação à propriedade intelectual , segurança e outras questões. Adicionando os repositórios do Medibuntu, você poderá instalar muitos programas, como Google Earth, Opera, Win32codecs, Msfonts e outros pelo comando:

sudo apt-get install nomedoprograma

Clique aqui e siga os passos para adicionar os repositórios do medibuntu no Ubuntu.

5 – Compartilhando pastas no Natty Narwhal

Para conseguir compartilhar pastas no Natty Narwhal com outro computador com Linux ou Windows na sua rede, você precisará instalar e configurar o samba. O samba pode ser instalado na Central de programas ou pelo terminal com o comando:

sudo apt-get install samba

6 – Instale utilitários de Mídia

A menos que você consiga usar o mplayer perfeitamente, eu recomendo que você instale o vlc media player. O VLC é o mais famoso player para Linux. Ele toca quase tudo e tem muitas características que você não encontra em nenhum outro player. Você pode instalar o VLC da Central do Programas ou pelo terminal usando o seguinte comando:

sudo apt-get install vlc

Além disso, instalar alguns codecs extras podem melhorar desempenho e a usabilidade do sistema.

sudo  apt-get install non-free-codecs libxine1-ffmpeg gxine mencoder  libmpcdec3 libquicktime1 flac faac faad sox ffmpeg2theora libmpeg2-4 uudeview flac libmpeg3-1 mpeg3-utils mpegdemux liba52-dev mpeg2dec  vorbis-tools id3v2 mpg321 mpg123 libflac++6 ffmpeg libmp4v2-0 totem-mozilla icedax tagtool easytag id3tool lame  nautilus-script-audio-convert libmad0 libjpeg-progs

Player de Áudio:

O FOOBNIX é o melhor player de áudio, pois além de gerenciar sua biblioteca, mostra as letras, capas dos CDs, tem equalizador gráfico, rádios via web e um diferencial: você pode procurar por uma música e baixá-la para seu PC na hora. Quer mais? :-)

sudo add-apt-repository ppa:foobnix-player/foobnix
sudo apt-get update && sudo apt-get install foobnix

Player de Vídeo:

O UMPLAYER é perfeito para quem quer ver seus vídeos e com suporte a legendas .SRT, que você pode baixá-los da net na hora. Show.

sudo add-apt-repository ppa:nilarimogard/webupd8
sudo apt-get update && sudo apt-get install umplayer

Habilitando o suporte para DVD:

Para tocar DVD’s protegidos, o pacote libdvdcss2 é essencial. libdvdcss é uma biblioteca simples, feita para acessar DVDs com algum dispositivo de bloqueio, sem ter que removê-lo.

Se você já adicionou os repositórios do Medibuntu, você pode instalar pela Central de programas ou usar o terminal, seguindo os comandos abaixo:

sudo apt-get install libdvdcss2 && sudo /usr/share/doc/libdvdread4/./install-css.sh

Habilitando o suporte de Flash nos seus navegadores

Para Ubuntu 32 bit e 64 bit: Para conseguir assistir vídeos e visualizar sites em flash no seu navegador (Firefox, Chrome, Opera, etc), você precisa instalar o plugin do flash player. Vá até a Central de programas, procure pela palavra “flash” e instale-o.
Nota: Para S.O de 64 bits, você pode instalar o flash square seguindo esses comandos:

sudo add-apt-repository ppa:sevenmachines/flash
sudo apt-get update
sudo apt-get install flashplugin64-installer

O Adobe Flash Player Square ainda está em fase de desenvolvimento. Instale por sua conta e risco.

7 – Quer instalar jogos e aplicações do Windows?

Se você veio do windows antes de mudar para o Ubuntu ou está apenas testando o sistema, o Wine pode ser uma ferramenta interessante para se ter. Você pode jogar um grande número de jogos através do PlayOnLinux.

PlayOnLinux é um software que permite que você facilmente instale e use um grande número de jogos e programas feitos para rodar no Microsoft Windows. Você pode instalar muitos jogos feitos para Windows, como Call of Duty, Doom e programas como Microsoft Office 2007, Msfonts, Itune, (veja nosso tutorial de como instalar o MS Office 2007 no Ubuntu usando PlayOnLinux). Você pode instalar o PlayOnLinux pela Central de Programas ou pelo comando:

sudo apt-get install playonlinux

8 – Jogar no Ubuntu fica fácil com o PlayDeb

Se você gosta de se divertir jogando, é importante adicionar o Playdeb à lista de repositórios do seu sistema. Playdeb é um repositório de jogos para o Ubuntu que visa oferecer títulos que já estão disponíveis no getdeb.net de um jeito mais fácil de instalar e atualizar. Você pode instalar diversos jogos em um simples clique. Você pode adicionar os repositórios de jogos no Natty instalando o pacote do playdeb.

Assunto indicado:  Configure o Ubuntu para usar o DNS público do Google

9 – Centros de mídia: XMBC

XBMC é um premiado player de mídia open source e gratuito e está disponível para Linux, OSX, Windows e o Xbox original.

Enquanto XBMC funciona muito bem como player padrão de aplicações no seu computador, ele também tem sido projetado para ser um perfeito companheiro para o seu HTPC.
Suportando uma gama quase infinita de controles remoto e combinando isso com a interface bonita e um poderoso mecanismo de temas, o XMBC te dá o conforto para ser usado do sofá e é a solução ideal para o seu cinema em casa.

Abra o terminal e execute os seguintes comandos para instalá-lo:

sudo add-apt-repository ppa:team-xbmc
sudo apt-get update
sudo apt-get install xbmc

10 – Editores de Vídeo: Openshot

Meu editor de vídeo favorito é o Openshot, o melhor da atualidade para Linux. Você pode instalar ele pela Central de programas do Ubuntu, mas se quiser a última versão, você pode instalá-lo pelo terminal adicionando os seguintes repositórios:

sudo add-apt-repository ppa:jonoomph/openshot-edge
sudo apt-get update
sudo apt-get install openshot openshot-doc

11 – Ferramentas de backup: Deja Dup

Déjà Dup é uma simples ferramenta de backup. Ela elimina a complexidade de fazer backups da “maneira correta” (encriptada, off-site e regular) e usa duplicidade como backend.

Características do Deja Dup.

–  Suporte para localização remota ou local de backup, incluindo Amazon S3,
– Agenda Backups regulares.
–  Boa integração com seu desktop Gnome.

sudo apt-get install deja-dup

12 – Clientes de BitTorrent

1 – Deluge

Deluge foi feito para ser um cliente de BitTorrent completo. Ele usa libtorrent em sua backend, PyGTK para sua interface do usuário e está atualmente utilizável em S.O POISX compliant. Ele tem a intenção de trazer um cliente completo de nativo para desktops GTK, como o Gnome e o XFCE. Uma versão oficial para Windows também está disponível. Abra o terminal e digite os seguintes comandos:

sudo add-apt-repository ppa:deluge-team/ppa
sudo apt-get update
sudo apt-get install deluge

2 – Vuze

Vuze é um cliente de bitTorrent que é usado para baixar e compartilhar arquivos usando a rede P2P.

sudo apt-get install vuze

13 – Filezilla, o melhor cliente ftp para Linux

Filezilla é o melhor cliente ftp para Linux. Instale pela linha de comando:

sudo apt-get install filezilla

14 – Comunicação: Mensageiros instantâneos

– Pidgin é o melhor cliente messenger e de 30 outras protocolos, você pode aproveitar a conversa com seus amigos usando voz e vídeo.

sudo apt-get install pidgin

– aMSN é um clone gratuito do Windows Live Messenger. O aMSN tem a intenção de emular o estilo do Windows live messenger e possui a maioria das suas características. O aMSN tem funções que não estão presentes no Windows Live Messenger. Os usuários podem definir alarmes, ver se alguém o removeu da lista de contatos e abrir mais de uma conta ao mesmo tempo. Também é muito customizável, com extensões e temas disponíveis no site oficial.

sudo apt-get install amsn

– Skype

Se você quer conversar por voz ou é apenas um simples usuário do skype, substituir a aplicação original é impossível. Desde a versão 10.04 (Lucid Lynx), o Skype é parte do repositório oficial parceiro* da Canonical. Para instalar o skype, primeiro ative o repositório parceiro, então instale o Skype pela Central de Programas ou pelo terminal:

sudo apt-get update && sudo apt-get install skype

15 – Instalando a última versão do Java run time JRE

JRE é a sigla para “Java Runtime Environment”. É uma aplicação necessária, da qual outras aplicações “dependem”.

sudo add-apt-repository ppa:ferramroberto/java
sudo apt-get update
sudo apt-get install sun-java6-jre sun-java6-plugin sun-java6-fonts

16 – DropBox

DropBox é um serviço gratuiro que permite que você carregue suas fotos, documentos e vídeos para qualquer lugar. Significa que qualquer arquivo salvo no Dropbox automaticamente será salvo em todos os seus computadores, celulares e até no site do Dropbox. Ele também facilita o compartilhamento com outras pessoas, mesmo que você seja um estudante ou profissional, pai ou avô.

Baixe o pacote do Dropbox:

Ubuntu (x86_64 .deb)
Ubuntu (x86 .deb)

17 – VirtualBox

Se você quer rodar outro sistema operacional em uma máquina virtual, o melhor é instalar o Virtualbox, via Central de Programas Ubuntu.

18 – Editores de imagem

Independentemente de saber se você precisa editar imagens diáriamente em um nível profissional ou apenas como um hobby, GIMP é uma ferramenta essencial para todos.

sudo add-apt-repository ppa:matthaeus123/mrw-gimp-svn
sudo apt-get update
sudo apt-get install gimp gimp-data gimp-plugin-registry gimp-data-extras

19 – Instale algum estilo

Conky é um leve monitor de sistema para Linux. Você pode instalar o Conky pela Central de Programas ou pelo terminal:

sudo-apt get install conky

Configurar ele é fácil e existem milhares de configurações disponível. Google nelas ;)

– Adicionando screenlets no seu Desktop.

Screenlets são pequenas aplicações que podem ser descritas como “a representação virtual de coisas estáticas/fixadas em volta de seu desktop”. Notas adesivas, relógios, réguas… as possibilidades são infinitas. Os Screenlets podem ser instalados na Central de Programas, mas se você quiser a última versão lançada é melhor instalar pelo repositório oficial. Abra o terminal e execute os comandos:

sudo apt-add-repository ppa:screenlets/ppa
sudo apt-get update
sudo apt-get install screenlets

20 – Instalando aplicações de gestão de arquivo

Se você costuma baixar aquivos da internet, você sabe que existem vários tipos de formato de arquivo. Instalando os seguintes aplicativos, você poderá lidar com a maioria dos formatos.

sudo apt-get install unace unrar zip unzip p7zip-full p7zip-rar sharutils rar uudeview mpack lha arj cabextract file-roller

21. Y PPA Manager

Y PPA Manager é uma ferramenta com interface que permite adicionar PPAs facilmente, procurando o pacote em todos os Launchpads PPAs, removendo PPAs duplicadas (apenas funciona com arquivos .list separados), fazendo backup das PPAs e outras tarefas relacionadas.

sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/y-ppa-manager
sudo apt-get update
sudo apt-get install y-ppa-manager

Outras aplicações úteis para internet

Opera: O navegador mais rápido da terra está ainda mais rápido. Mas não é só isso. Use o Opera turbo para dobrar a velocidade de download da página em conexões lentas.

Google Chrome: Navegador do Google

Thunderbird: Cliente de email e notícias da Mozilla

Google Earth – Viaje pelas cidades ao redor do mundo, mergulhe fundo nos oceanos, explore ilhas remotas e voe até as galáxias mais distantes.

fonte original

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

  1. Muito boa a matéria!
    Vai ajudar muito não só a quem está iniciando agora no Ubuntu, mas também a quem já usa a algum tempo e não conhecia alguns dos programas e dicas listados.
    Parabéns!

  2. Podia colocar as dicas de como adicionar ppa via central de programas além de linha de comando como nos velhos tempos, para algumas pessoas é mais fácil

  3. Carlos Felipe diz:

    Legal, eu usava deste site: ¿Qué hacer después de instalar ubuntu?
    http://www.portalubuntu.com/p/despues-de-instalar-ubuntu.html

  4. O que houve com o braço da mina no banner? parece meio torto, nada contra

  5. Post perfeito!

    Mas ainda insisto… Para usuários comuns que estão começando agora com o Linux, que nunca viram um terminal na vida, vão sair correndo quando virem sudo pra tudo que é canto.
    É tão simples instalar programas no Ubuntu, mas nem todos softwares são instalados via Central de Programas do Ubuntu e ainda tem aquelas famosas dependências…
    A popularização do Ubuntu cresce na medida em que sua usabilidade se compara à outros sistemas…
    Quando comecei no mundo linux era uma tortura, por exemplo, descompactar um arquivo .zip, .rar e aqueles formatos próprios do linux. Instalar um programa que vinha no formato .BIN? Passava horas tentando.
    Hoje está tudo mais fácil. Mas para meu irmão, cujo PC, eu instalei o Ubuntu, é complicado demais pra ele.

    Abraço, ótimo artigo!

  6. Esqueceu do ICQ pra Linux! :P

  7. Uooooooow FODA! Meu Ubuntu tá estralando :D

  8. Finalmente consegui rodar meu DVD do Lenny Kravitz… não sabia que tinha que executar o script install do libdvd…

  9. THE ILLUMINATI diz:

    “Deixando o Ubuntu perfeito”, ou seja, o Ubuntu, ainda, não está vindo completo para uso doméstico.

    • Mas o Windows na instalação, tb precisa:
      dos codecs de mp3 e divx,
      do java,
      do flash player.
      dos drivers dos seus periféricos (caso vc tenha o cd deles, senão, tome pesquisa na net),
      dos players de áudio e vídeo…
      e por ai vai..

      abs

    • Nauber Fabiano diz:

      Não existe programa perfeito. Existe programa que atenda ou não a necessidade do usuário. O Ubuntu atende perfeitamente as minhas necessidades. O Windows tb atende. Porém sua pratica comercial coercitiva me deixa irado. A lei deveria ser respeitada no caso de venda casada. Entra no site da Dell e tenta comprar um ultrabook inspiron com ubuntu pra vcs verem uma coisa. Não vão conseguir. Lá eles só vendem, com ubuntu, o Vostro, que é uma boa máquina.Eu mesmo já tive 2. Só que desta vez quero um inspiron. Tive que comprar com windows mesmo, ao custo de R$ 188,00 o SO. Veio na Nota Fiscal esse absurdo. Agora, como ele vem com uma tal de SSD de 32 Gb nao sei se vou conseguir tirar e colocar o ubuntu. E tem mais uma, veio com uma tal de UEFI também. O que pelo visto vai dificultar ainda mais a minha situação. Não entendo porque uma empresa tão grande não consegue entregar uma produto simplesmente formatado para o cliente colocar nele o SO que bem entender.

  10. Parabéns Maudy muito bom e útil esse guia! Mas gostaria de fazer uma sugestão porque você não cria um script que faça tudo isso quando for executado, tenho certeza que ia ajudar muita gente (incluindo eu, hehe) e acabaria com essa conversa dos que dizem que o fazer tudo isso no terminal assusta os novatos.
    Parabéns o Ubuntu Dicas é sensacional!

    • Então… criar scripts prontos para estes casos já existem na net. Aqui mesmo no blog já citei dois deles.
      Dê uma procurada no sistema de busca!

      Abs.
      Maudy

  11. “O Medibunto já está disponível para a versão Natty narwhal. Clique aqui e siga os passos para adicionar os repositórios do medibuntu no Ubuntu 10.10 e 11.04.”

    Esse “Clique aqui” é onde? Não tem link nenhum =(

  12. Bom dia
    A matéria é muito boa, esta de parabéns.
    Ajudou muito.

  13. Amigo, eu tinha o foobnix no Ubuntu, e sempre que ia pesquisar algo e o login era solicitado, havia um botão logo abaixo que completava os campos login e senha, agora no fedora esse botão não aparece, sabe oque pode ser?

  14. Muito bom, bastante útil. :)

  15. JohnOutraVolta diz:

    Parabéns, muito bem feito o seu blog!!

  16. Excelente o post. O amsn não é atualizado há anos, tá abandonado. Usava ele, mas to usando agora o emesene.

  17. sugestão: http://www.ninite.com
    Tanto para linux como windows…mão na roda pra quem acaba de formatar a maquina.

  18. Eu queria baixar um jogo chamado wolf quest 2.5.Então baixei o WineHQ acho que é esse o nome do programa nessesario para baixar jogos para Windows.E então baixei o jogo direitinho mais quando fui abrir o jogo abria na home page(pagina inicial) mais não tinha nenhum botão ou barra para comessar o jogo ou sair então quero que me ajude a jogar o jogo que não roda direito
    PS:Quando abro a pagina do jogo da para ver a imagem inicial,patrocinadores e da para ouvir a musica do jogo.
    Me ajude por favor
    Obrigado pela atenção!De Mariana

  19. wanderley nascimento diz:

    O linux ubuntu é muitoi complicado para usar e falta praticamente de tudo, quando foi instalado achava que seria pelol menos igual oa windows xp, mas ledo engano, nao se consegue ouvir uma musica , nao se consegue abrir um video , sempre falando em plug-ins mas nao indica onde ser baixados, quando aparece alguma explicação vem em lingua ingleza . por enquanto pra mim a noata esta sendo 1 em uma escala de 0 a 10. sinto muito !!!

    • Wagner Arestides diz:

      Wanderley Nascimento, você está totalmente enganado sobre o Ubuntu. Muita coisa mudou e foi facilitada em 20 anos de GNU/Linux. Hoje em dia o Ubuntu e demais distros como OpenSUSE, Fedora e Mandriva facilitam e muito a utilização do sistema para o usuário final. Essa questão de instalação de codecs também existe para o Window$, viu? Se você conseguiu abrir determinados vídeos no Window$ foi porque você instalou os tais codecs ou instalaram pra você. Se você tivesse um pouco de desprendimento em querer aprender a usar o Ubuntu que é diferente e mais fácil que o Window$, com certeza você iria gostar da distro.

      Você não conseguiu tocar músicas e vídeos porque não optou por instalar os codecs ou pacotes proprietários quando do início da instalação. Se prestasse mais atenção aos comentários do assistente você conseguiria ouvir e assistir aos teu vídeos favoritos.

      Sinto muito se você não conseguiu rodar o Ubuntu a contento pois existe uma farta documentação e dicas sobre essa distro na internet. Como disse antes era só ter o desprendimento em querer aprender e prestar atenção nos enunciados do assistente de instalação.

    • Wanderlei Nascimento

      Além do que o Wagner já falou instalar os codecs é muito fácil. Você entra na central de programas do ubuntu e instala o pacote Ubuntu Restricted Extras. Pronto todos os codecs, java, flash estarão instalados.
      Sobre estar em português é só entrar configurações de sistema/ suporte a idiomas e pronto a sua lingua de preferência pode ser instalada.
      Se quiseres apenas determinados codecs para determinados formatos é só clicar na música ou filme que a opção de instalação do codec se abrirá. Aí é só dar ok e ele busca a fonte e a instalará automaticamente, sem precisar você procurar, pois já estão no repositório.

  20. Pra downloads, legal o fatrat!
    Ele baixa do torrent e via http, com varias configuracoes/opcoes tals
    Ainda suporte pra download via rapidshare…

    http://fatrat.dolezel.info/

  21. Wagner Arestides diz:

    Boa matéria e boa dica Maudy mas parte do que está postado nesse tópico deveria ser atualizado. No Ubuntu 12.04 o aMSN não vem mais nos repositórios. Os pacotes ‘liba52-0.7.4-dev’, ‘libmpcdec3’, ‘libquicktime1’, ‘libmp4v2-0’, não estão disponíveis nos repositórios do Ubuntu 12.04. Não testei outros pacotes mas vale a pena fazer uma revisão nas dicas para deixá-las mais precisas para o usuário final.

  22. esse comando está certo?
    sudo apt-get update && sudo apt-get upgrade
    sou novo no ubuntu, olhando os outros comandos não tem nada parecido com esse sinal “&&amp” que por ora não sei a que se refere
    está parecendo um bug na página que não mostra os caracteres direto

    copiei e coloquei no terminal e dá erro de sintaxe

  23. Estou com uma duvida . Tenho HD de 320 GB Particionado ….
    55GB para win 7 , 20 GB para Ubuntu e o resto esta XX GB tenho em formato NTFS para guardar meus arquivos … o problema e :
    quando estou usando o ubuntu salvo arquivos na Particao NTFS e quando ligo o PC que tem dual boot para win 7 ou ubuntu … os arquivos salvos pelo ubuntu nao podem ser visualisados pelo win 7 …. ja tentei varias opcoes de mudar as propriedades de visualizacao das pastas no win 7 sem sucesso …. alguma dica ?

  24. Parabens cara ajudou e muito !!!!!!!! quero fazer uma pergunta: como instalar o GAMMA page??? tem em DEB???obrigado!!!!!!

  25. Antonio Carlos MG diz:

    Olá. Parabéns pelo site, muito útil para todos nós. Instalei o Opera, a máquina dá como instalado, mas o ícone não aparece no menu esquerdo. Como resolver ese problema? Grato.

  26. João Damasceno. diz:

    Muito bom… porém, em termos de download de vídeos que são exibidos via Adobe Flash Player? Não há uma forma bacana de efetuar o download desses vídeos?! E sobre o Dropbox, é sem dúvida o melhor serviço de nuvem, porém, está dando erro direto (e isso há muito tempo) . Vive acusando conflito devido o uso em plataformas diferentes, daí quando você vai abrir o Dropbox via página de internet, ele não reconhece sua senha. Enfim, aguardo algo sobre o download de vídeos reproduzidos via Adobe. Valeu e tudo de bom.

Deixe o seu comentário

*