Incompatibilidade do Ubuntu 11.04 Natty com placas de vídeo Nvidia

#Problema

Hoje de manhã resolvi instalar o Ubuntu 11.04 Natty em meu desktop do escritório, onde possuo uma placa de vídeo Nvidia bem antiga.

Lembrando: Isso aconteceu comigo, não quer dizer que acontece com todos os que utilizam placas Nvidia no Ubuntu 11.04 Natty

Enfim, instalado o sistema, ele iniciava normalmente até a tela de login, onde após preenchidos usuário e senha, independente da inteface escolhida, Unity, Gnome Clássico e até Unity 2D, apenas o papel de parede era exibido, nenhum painel carregado e nem ao menos o Alt+F2 funcionava para executar algum comando.

#Soluções

Neste caso, duas ações podem solucionar o caso, vamos para primeira delas, que não foi feliz com o meu problema, mas pode funcionar com algum de vocês:

Começemos entrando em modo terminal, pressionando Ctrl+Alt+F1 e logo após digitando os seguintes comandos:
unity --reset (não lembro se precisa do sudo neste caso)
e depois sudo reboot.

Após feito isso, no meu caso nada aconteceu, mas pelo que li no fórum oficial, alguns usuários conseguiram bons resultados com isso.

O que resolveu minha vida foi primeiramente atualizar o sistema após a instalação, em modo terminal também utilizando Ctrl+Alt+F1 com o bom e velho sudo apt-get update && sudo apt-get upgrade -y, e por fim apenas instalar o driver Nvidia via terminal, já que no meu caso não havia interface gráfica: sudo apt-get install nvidia-current -y

Instalei a current porque preferi, mas se quiser pode instalar a 96, 173,180, 185 ou 190. Isso depende de sua vontade e do suporte do driver para com sua placa.

#NOTA

Lembrando que eu não possuía o driver Nvidia instalado na máquina, e eu instalei o sistema do zero. Se este não foi o seu caso, não garanto que dará certo.

#Contato

Pelo Twitter @tittao ou via e-mail [email protected]