Controlando diversas máquinas com um único teclado e mouse

Atualmente é cada vez mais freqüente encontrarmos uma grande quantidade de servidores instalados no núcleo da rede. Cada um atendendo a um serviço diferente como por exemplo: Firewall, e-mail, páginas WEB, servidor de impressão ou arquivos. Já abordei aqui na coluna a virtualização de servidores (instalação de vários servidores lógicos em um mesmo equipamento) mas isto nem sempre é possível com o hardware disponível.

Esta situação acontece até mesmo em algumas residências onde já não é rara a presença vários computadores para usos específicos.

O problema nestas duas situações, principalmente no ambiente corporativo, está na dificuldade de administrar estes servidores, cada um com seu teclado, monitor e mouse, todos na mesma mesa. Quem já tentou esta solução sabe a confusão e o espaço ocupado por isto.

Muitas empresas utilizam um equipamento chamado chaveador de tela/teclado. A este dispositivo ligamos um único monitor, teclado e mouse e também as as interfaces de vídeo, teclado e mouse dos servidores, economizando espaço e equipamento. É uma solução viável apesar de cara e pode apresentar algumas limitações de compatibilidade com os hardwares existentes e distância entre os equipamentos.

Uma alternativa bem mais simples ao chaveador está no Synergy (http://synergy-foss.org/). Este utilitário, distribuído sob a licença GPL (GNU General Public License), permite que a partir de um único computador você controle vários outros. Tudo isto independente do sistema operacional pois o Synergy é compatível com sistemas da, Mac OS X e GNU/Linux

Com o Synergy você vai ter acesso a uma única área de transferência, o que permite utilizar os recursos de Ctrl+C e Ctrl+V entre as máquinas controladas (uma característica bem útil). Outra função interessante é o sincronismo entre os protetores de tela de cada sistema. Assim, os protetores de tela são ativados e desativados ao mesmo tempo e se existe a necessidade de informar de senha para desbloqueio das consoles, você só vai precisar digitar a senha uma única vez.

Uma boa opção para simplificar o controle de vários sistemas. Mesmo que eles estejam fisicamente distantes entre si.

Gilberto Sudré