Clientes Twitter para Linux

Olá crianças, semana passada o chefe Maudy(@ubuntudicas), juntamente com os leitores do blog @jahminho e @R4bujento pediram uma postagem sobre clientes de twitter para linux, porém meu tempo está escasso demais! Sendo assim, fiz um catado pela rede, peguei as melhores postagens que encontrei, compilei tudo adicionando minhas opiniões e clientes que conheço/prefiro. Sendo assim segue o material

NOTA: Para os clientes que não conheço não dei minha opinião

Remake da postagem de Vinicius Massuchetto:

Ambiente GNOME:

Twitux

De acordo com Vinícius é o mais completo cliente que apareceu até agora, ele suporta alguns recursos diferenciais como o envio de respostas e acompanhamento individual das atualizações de amigos. Praticamente todos os recursos presentes via web no Twitter estão presentes aqui.

gTwitter

Sendo um pouco mais simples que o Twitux, preserva basicamente a boa integração com o ambiente GNOME além de oferecer um ícone na área de notificação.

Gwibber

O interessante deste cliente é que ele suporta múltiplas ferramentas de acompanhamento de atualização de informações na internet, tais como o Jaiku, Identi.ca, Facebook, Google Reader e feeds RSS convencionais. Para cada entrada pode-se escolher uma cor para facilitar a classificação das atualizações. Pelo menos comigo (@tittao) ele vive dando uns paus no Ubuntu 10.04, as vezes uso ele mas ainda não tem a organição maneira de alguns clientes feitos em Adobe Air.

Ambiente KDE

Qwit

Bastante completo, é o equivalente ao Twitux no KDE. Muitas funções e opções de conexão com o Twitter. Um dos poucos que possui busca integrada para os tweets.

qTwitter

Um pouco mais simplificado, o qTwitter não perde em muito pela interface e utilização. O ícone do sistema pode notificar ou não quando novas atualizações são recebidas.

Fim da postagem do Vinicius Massuchetto, não coloquei todos os clientes que ele postou no blog dele, só os que chamam a atenção.

Complementos do Firefox

Echofon

O único que recomendo para firefox! Rápido, prático, encurta URLs, visual minimalista e bonito. Sem mais o que dizer! (também roda em Iphone e Mac)

ADOBE AIR (meus preferidos / multiplataforma)

Vou citar apenas 3, que realmente funcionaram ou quase funcionaram bem comigo…

TweetDeck

Para mim, o melhor cliente twitter que já usei, dá para colocar várias contas do Twitter e do Facebook, colocar diversas colunas de pesquisa, reply, DM e mais um diabo de coisa, se forem instalar algum, que seja este!Eu e o Maudy (@ubuntudicas) usamos ele!

Destroy Twitter

O mais belo cliente twitter que já vi! Permite atualizar imagem avatar e dados pessoais diretamente pelo software, tem uma cara bem minimalista, milhares de skins maneiros e faz quase tudo que o TeetDeck faz! Só não uso ele porque deu uns paus aqui comigo. Se funcionasse direitinho eu largava do TweetDeck com certeza! Testei ai, pode funcionar melhor no micro de vocês!

Ah! Mais uma coisa que não gostei dele é que não dá para personalizar o encurtador de URLs, sempre uso o encurtador brasileiro @urele, feito pelo @ustrajunior.

Saezuri

Parece com o Deck, é muito bonito, mas não chega ao nível dele! Deu diversos paus aqui também e não permite personalizar o encurtador de URLs.

Conclusão

Resumindo, na minha opinião usem o TweetDeck em ambiente desktop e se forem usar no Firefox, usem o Echofon! Lógico que é a minha opinião, agora, tirem as suas…

CONTATO

[email protected]
twitter.com/tittao