Driver é problema de qualquer um.

Eu escuto e leio muita gente reclamando que no mundo gnu/linux o maior problema sãos os drivers, ou a falta deles. Que não encontram compatibilidade com seus periféricos e etc.

Bem, que tal ler um post de um relato onde um consumidor pede para achar o link de download de um driver pelo site oficial do produto?

Claro que ali o problema é de acessibilidade e não apenas de driver não encontrado, mas o que quero que percebam é que nem quem está no mundo Windows está livre do “problema” de driver de periféricos. Isso acontece, independentemente do sistema operacional que usa.

Não podemos culpar o linux por tudo. Hoje mesmo eu li, em um fórum, um cara reclamando do Ubuntu, dizendo-se arrependido de ter instalado o linux por conta da não compatibilidade de alguns periféricos. Mas nada é perfeito! Nada!

Ninguém consegue tocar mp3 no Windows recém-instalado. Ou conseguem? Precisamos dos codecs de mp3 e divx, no mínimo, e não são poucos. Podemos separar isso em nossas mentes? Saber que o sistema linux ajuda muito mais que o Windows? Isso é tão complicado para os não-usuários? FAÇAM um maldito teste e vejam a verdade! parem de falar que o linux/Ubuntu é ruim. TESTEM! Uma tentativa não mata ninguém. E se mesmo assim quiserem voltar pro Windows, tudo bem, ninguém vai morrer por isso. Mas se fizer isso, com certeza é por conta de uma dependência crônica (soft proprietário, periférico ou driver).

O linux não é a solução para tudo, assim como o Windows.