Filme seu desktop com o XVIDCap

Praticamente todo mundo já viu na internet algum tipo de vídeo que parece ter sido gravado diretamente na área de trabalho do usuário, certo? Eu mesmo, de vez em quando, assisto a alguns desses vídeos para aprender algumas “manhas” de programas ou jogos.

A questão aqui é: como gravar aquilo que você está fazendo no seu desktop para poder enviar à sites como o YouTube ou através de e-mail para seus amigos?

A resposta é bem simples: basta usar o XVIDCap.

Esse é um pequeno programa escrito em GTK, que tem por objetivo, permitir que o usuário possa gravar em vídeo aquilo que está fazendo no seu desktop, sejam as atividades nos programas abertos ou uma partida em um jogo. Enfim, aquilo que estiver dentro da área de captura do XVIDCap será gravado em vídeo.

Isso permite, dentre outras coisas, criar vídeo-tutoriais para enviar à amigos e/ou sites de vídeos (alguém falou YouTube de novo?), demonstrando como alguns programas funcionam, macetes e manhas de jogos, bugs ou falhas de programas, ou coisas engraçadas e incomuns que acontecem com o seu desktop, etc. A utilidade depende da imaginação do usuário.

Assim que o programa é aberto, é exibido um retângulo vermelho que representa a área de captura do vídeo. Podemos “esticá-la” em qualquer direção, posicionar sobre a janela dos programas que queremos gravar e assim que estiver tudo no lugar, clicar no botão “Start recording” (ou apenas rec) para iniciar a gravação.

Por padrão, a área de captura é fixada abaixo da janela principal, mas temos a opção de “desgrudá-la” e arrastar para onde quisermos, inclusive sobre a própria janela do programa. Clicando com o botão direito do mouse sobre o nome “provisório” do filme (no caso acima, test-0000_mpeg[0481]) temos acesso às demais opções do programa. Na janela “Preferences” por exemplo, podemos selecionar a pasta na qual os vídeos serão salvos, sua nomenclatura, o formato (mpeg, avi, mov, etc), a quantidade de frames por segundo, as opções de som (sim, também captura o som) e muitas outras opções.

Ainda não cheguei a testar todas as funções do programa, mas até onde pude ver, seu uso é bem simples e intuitivo.

Instalação:

Quem, assim como eu, utiliza o Ubuntu, pode fazer a instalação via apt-get, usando para isso o comando:

$ sudo apt-get install xvidcap

Ou ainda, através do synaptic, procurando por “xvidcap”

Obs.: Tive um pequeno problema com uma das dependências do programa, o scrollkeeper, que depois de baixado, levou quase 20 minutos para instalar (mesmo sendo pequeno). Depois de pensar que o sistema havia travado, eis que a maldita dependência foi finalmente instalada e pude enfim, usar o programa. Caso tenham o mesmo problema, fica aqui o aviso, não se preocuparem se demorar.

Se utiliza outra distro que não tenha o pacote pré-compilado em seus repositórios ou queira simplesmente instalar através do source, faça o download nesse link (última opção).

Depois de baixar o programa, descompacte, acesse a pasta criada e, no terminal, utilize os comandos:

./configure
make
make install (como root)

Depois de instalado, basta usar o comando $ xvidcap para abrir o programa.

Agora, basta usar essa “câmera” para criar vídeos de seus programas e jogos preferidos, quem sabe não surge daí um ótimo video-tutorial?

Referências:

http://xvidcap.sourceforge.net/
http://xvidcap.wiki.sourceforge.net/faq (faq em inglês)

Ir para o post original.